Fotografia | Abertura do Diafragma


Algo super focado com um lindo fundo desfocado ou um cenário inteiro em foco ?
Quem é responsável por isso é a Abertura do Diafragma, que regula a entrada de luz da lente!
Bom, o diafragma fica localizado na lente e é uma espécie de “olho” formado por inúmeras lâminas que criam um diâmetro de determinado tamanho que controla a entrada de luz no momento do clique. Obviamente, quanto mais aberto do diafragma (maior o diâmetro), mais luz entrará no mecanismo da câmera e vice-versa.
A abertura do diafragma é medida por um valor “f/x”, onde x é o número correspondente à abertura.
Atenção: quanto maior esse número, mais fechado o diafragma está. Quanto menor esse número, mais aberto o diafragma está. Esse método confunde muitas pessoas, mas pense que esse número corresponde ao tamanho da lamina que fecha a entrada de luz, quanto maior o tamanho da lamina, menor o diafragma fica.
Nessa imagem você consegue entender melhor essa coisa dos valores e também ver como são essas lâminas que compõem o diafragma na lente.
Além disso, e pra facilitar mais um pouquinho o entendimento eu tirei duas fotos com aberturar diferentes. Logicamente eu precisei mexer em outras funções para que a foto não ficasse escura demais (essa configuração também influencia na iluminação da foto).

Bem, agora vocês entendem um dos fatores decisivos para a boa exposição de uma foto. Os outros dois são a velocidade do obturador e o ISO, coisas que eu falarei nos próximos posts.
E ai o que acharam? Ajudou, atrapalhou, confundiu ? Ficou alguma dúvida ? Então deixa ai nos comentários que farei o que puder para ajudar ♥
Espero que tenham gostado ~ bjinhos, tchau tchau !

Comentários

Postagens mais visitadas